Capacitações beneficiam cerca de 500 profissionais na capital paulista
Acidentes de trânsito são comuns, principalmente em grandes cidades como São Paulo, mas para evitar que isso ocorra, cerca de 500 motoristas da Pêssego Transportes estão passando por diversos treinamentos, oferecendo mais segurança aos passageiros e também aos pedestres.
De acordo com os dados do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), o número de acidentes fatais no estado tem diminuído nos últimos anos. Foram 6468 em 2015, 5953 em 2016, 5658 em 2017 e 5459 em 2018. Os dados gerais não são separados por tipo de veículo, portanto, os ônibus estão inclusos nesta estatística, por isso, é necessário haver formações aos motoristas periodicamente.
Uma das capacitações atende ao Programa Viagem Segura implantado pela SPTrans, integrando os novos motoristas, com carga horária de 40 horas e reciclando os profissionais mais antigos, com carga horária de 8 horas. As campanhas sazonais como Maio Amarelo, Semana da Mobilidade e outras, também são efetuadas anualmente.
Outra importante ação é a educação continuada em diversas frentes. Uma demanda específica pode ser detectada pela área disciplinar e operacional da Pêssego Transportes, que passa a necessidade para a área de Treinamentos, e agenda o treinamento ao longo do ano.
Capacitação para qualidade e segurança
Os motoristas da Pêssego Transportes também participam da implantação da NBR ISO 39001 - Gestão de Segurança Viária. O programa Visão Zero tem o objetivo de diminuir o número de acidentes, tendo a meta de zerá-los. Para isso, estão sendo desenvolvidos treinamentos de conscientização, além da criação do comitê de avaliação de acidentes, que também fornecerá informações para realização de novas formações.